Clique aqui para entrar no site da Sectam

Você sabe o que
é Evaporação ?
Se não sabe,
clique aqui


REGIÃO COSTA ATLÂNTICA-NORDESTE


  Sub-região Atlântica
  Sub-região Mojú-Capim
  Sub-região Gurupi

 

Sub-região do Atlântico Sub-região do Gurupi Sub-região Mojú-Capim

É formada pelas sub-regiões do Atlântico, Gurupi e Moju-Capim. É a região mais densamente povoada do estado do Pará, nela são observados problemas relativos à ocupação irregular do espaço, gerando degradação e contaminação das cabeceiras dessas bacias.
A maior parte dessa região apresenta clima equatorial amazônico, com temperaturas relativamente elevadas e médias em torno de 24ºC e 27ºC. As temperaturas máximas oscilam em torno 34ºC e 40ºC e as mínimas entre 20ºC e 22ºC. A amplitude térmica é mínima e o clima é amenizado nas áreas próximas ao oceano. A precipitação é relativamente elevada nos meses de Janeiro a Junho e o período menos chuvoso corresponde aos meses de Julho a Dezembro. A precipitação média anual varia em torno de 2300 a 2500mm. A umidade relativa do ar se encontra por volta de 75 a 95%. A disponibilidade hídrica é também acentuada nos primeiros seis meses do ano e escassa nos demais.
Os principais cursos d´água que drenam essa região são: rios do Atlântico, rio Gurupi, rio Capim, rio Acará, rio Moju e o rio Guamá.