Clique aqui para entrar no site da Sectam

Você sabe o que
é Evaporação ?
Se não sabe,
clique aqui


REGIÃO CALHA NORTE

Sub-região Parú-Jari Sub-região Cuminapanema / Maicuru Sub-região Nhamundá / Trombetas

  Sub-região Nhamundá-Trombetas
  Sub-região Cuminapanema-Maicuru
  Sub-região Parú-Jari

Essa região ocupa uma área que perfaz 21,5% do estado, sendo constituída pelas das bacias dos rios Nhamundá, Trombetas, Cuminapanema, Maicuru, Paru e Jari.
Sua importância é relevante, por ser uma zona de fronteira. É marcada por uma baixa densidade demográfica, sendo uma das regiões mais conservadas do estado. Nela se encontram os seguintes municípios: Faro, Terra Santa, Oriximiná, Óbidos, Curuá, Alenquer, Monte Alegre, Prainha e Almerim.
O clima da região apresenta média mensal de temperatura do ar elevada, com mínima superior a 18ºC e média térmica anual em torno 26ºC, com máxima de 31ºC e mínima de 22,5ºC.
A umidade relativa apresenta valores acima de 70%, em quase todos os meses do ano. A precipitação pluviométrica é em torno de 2.000mm, com distribuição irregular durante o ano. A estação de maior pluviosidade vai de Dezembro a Julho, tendo Março como o mês mais chuvoso, enquanto que, a de menor vai de Julho a Novembro, sendo outubro o mês mais seco, apresentando total mensal abaixo de 60mm.