Clique aqui para entrar no site da Sectam

Você sabe o que
é Evaporação ?
Se não sabe,
clique aqui


REGIÃO PORTEL-MARAJÓ


  Sub-região Portel
  Sub-região Marajó

 

A Região Hidrográfica Portel-Marajó ocupa uma área de 10,8% da área do estado. Apresenta como principais drenagens os rios Anapu, Pacajá, Marinau, Tueré, Pracuruzinho, Curió, Pracupi, Urianã, Arataí, Mandaquari, Jacaré-Paru Grande, Jacaré Paruzinho, Anajás, Aramã, Jacaré, Cururú, Afuá, Jurupucu, Jurará e o rio dos Macacos.
Esta região é composta pelos municípios de Portel, Pacajá, Bagre, Novo Repartimento, Anapu, Breves, Chaves, Afuá, Anajás, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Muaná, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Ararí, Santa Cruz do Ararí e Ponta de Pedras.
O clima nesta área é equatorial úmido, com amplitude térmica mínima, temperatura média em torno de 27ºC, sendo que a mínima superior em torno de 18ºC e a máxima em torno de 36ºC. Umidade máxima elevada em torno de 90% com alta pluviosidade nos seis primeiros meses do ano, sendo o trimestre mais chuvoso Fevereiro, Março e Abril, chegando a coletar 350mm, no último mês, enquanto que os meses de Agosto, Setembro e Outubro, aparecem como o período menos chuvoso, com a precipitação aproximada de 70mm no mês de outubro.
O índice pluviométrico anual é em torno de 2300mm. A insolação média anual é aproximadamente 2.200 horas.
Sub-região Marajó Sub-região Portel