Clique aqui para entrar no site da Sectam

Você sabe o que
é Evaporação ?
Se não sabe,
clique aqui


REGIÃO TAPAJÓS


  Bacia do Rio Arapium
  Bacia do Rio Jamaxim
  Bacia do Rio Tapajós
  Bacia do Rio Cururú
  Bacia do Rio Mururá/Andirá
  Bacia do Rio Rio Claro
  Bacia do Rio Crepori

Essa região ocupa uma área de 17,7% do estado (221.992,977 Km2). É constituída pela bacia do rio Tapajós, possuindo como principais drenagens os rios Tapajós, Rio Claro, Jamaxim, Crepori,Cururu, Mururá, Andirá e rio o Arapium. Essa região inclui os municípios de Itaituba, Rurópolis, Trairão, Aveiro, Juriti, Jacareacanga, Novo Progresso, Belterra e Santarém. Possui as seguintes coordenadas geográficas, de acordo com seus pontos extremos:
ü     ao norte: o rio Amazonas com latitude -01º57'03'' N nos municípios de Oriximiná, Óbidos e Curuá.
ü     ao sul: o estado do Mato Grosso com latitude -09º39'02'' S nos municípios de Jacareacanga e Novo Progresso.
ü     a leste: os municípios de Altamira , Santarém e Placas com longitude 54º36'00''W
ü     e a oeste: o estado do Amazonas com longitude 58º25'12''. Essa bacia apresenta temperatura do ar sempre elevada, com média anual de 25,6ºC e valores médios para a máxima de 31ºC e para mínimas de 22,5ºC. Quanto a umidade relativa, apresenta valores acima de 80%, em quase todos os meses do ano.
A pluviosidade se aproxima de 2000 mm anuais, sendo um tanto irregular, durante o ano. As estações chuvosas coincidem com os meses de dezembro a Junho e as menos chuvosas, com os meses de Julho a Novembro. A média mensal de temperatura mínima é superior a 18ºC. Tem uma estação seca de pequena duração e amplitude térmica inferior a 5ºC, entre as médias do mês mais quente e do mês menos quente.
O excedente de água do solo, segundo o balanço hídrico, corresponde aos meses de Fevereiro a Julho, com um excedente de mais de 750 mm, sendo Março o mês de maior índice. A deficiência de água se intensifica entre Agosto a Dezembro, sendo Setembro o mês de maior carência.