Clique aqui para entrar no site da Sectam

Você sabe o que
é Evaporação ?
Se não sabe,
clique aqui


REGIÃO DO XINGÚ

  Rio Xingu
  Rio Fresco
  Rio Caeté
  Rio Curuá
  Rio Iriri
  Rio Bacajá

 

A bacia do rio Xingu ocupa uma área de aproximadamente 314.427,790 km2  que corresponde a 25,1% do estado, abrangendo os municípios de Altamira, São Félix do Xingu, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Brasil Novo, parte de Medicilândia, Placas e a parte oeste do município de Anapú. Possui as seguintes coordenadas geográficas, de acordo com os seus pontos extremos:
ü     ao norte: o rio Amazonas com latitude -01º23'24''N, no município de Porto de Moz.
ü     ao sul: O estado do Mato Grosso com latitude -09º48'05''N, nos municípios de Altamira, São Félix do Xingu.
ü     a leste: os municípios de Portel, Pacajá, pertencentes a bacia do rio Anapu; parte oeste do município do Novo Repartimento, pertencente a bacia do rio Pacajá; Itupiranga, Marabá, Parauapebas, Água Azul do Norte, Rio Maria, Redenção, Santa Maria das Barreiras e Santana do Araguaia, que pertencem a bacia do rio Tocantins, com longitude 50º19'44''W;
ü     e a oeste: os municípios de Ruropólis, Trairão, Itaituba e Novo Progresso, com longitude de 55º15'06''W, pertencente a bacia do rio Tapajós.Os principais cursos d´água formadores dessa bacia, são os rios: Xingu, Irirí, Curuá, Fresco, Bacajá, Caeté, Ximxim e Chiche.
O tipo climático da parte norte da bacia apresenta média mensal de temperatura mínima superior a 18ºC, tem uma estação seca de pequena duração e amplitude térmica inferior a 5ºC entre as médias do mês mais quente e do mês menos quente. A temperatura do ar é sempre elevada, com média térmica anual de 26ºC e valores médios para máxima de 31ºC e para mínima de 26,5ºC. A umidade relativa do ar apresenta valores acima de 80% em quase todos os meses do ano.
A pluviosidade se aproxima de 2.000mm à 2.500mm anuais, entretanto é irregular durante o ano. A estação chuvosa coincide com os meses de Dezembro a Junho e a menos chuvosa de Julho a Novembro.
Essa região destaca-se pelo alto potencial hidrelétrico devido seu grande volume de água e relevo acidentado, propiciando condições ideais para geração de energia.