Clique aqui para entrar no site da Sectam


Waldeli Rozane Silva de Mesquita

Água boa - fundamental nesse calor!

Conservar nossas Águas é tão fundamental quanto respirar ar puro. Logo, beber água de qualidade significa ter alimentos livres de quaisquer fontes de contaminação, garantindo um meio ambiente saudável, onde os seres vivos possam conviver e compartilhar dos mesmos recursos. No mês de julho essa importância se intensifica, o que exige uma mudança de hábitos para a conservação.

Deste modo, a água de valor social, econômico e ecológico, é importante para nossas vidas, sendo assim, devemos aprender a melhor utilizá-la ou a poluição que causamos poderá esgotar nosso suprimento.

Como estamos no período de férias, muitas pessoas se deslocam para os balneários, rios e praias de todo o Estado do Pará; e aparece um dos maiores inimigos das águas – o lixo. Este é representado pelo lançamento de esgoto e acúmulo de todo tipo de detritos nestes locais, trazendo graves problemas para a população por meio da contaminação da água e podendo gerar inclusive escassez local. No Pará são comuns nesta época casos de doenças hídricas como: leptospirose, dengue, cólera e verminoses.

Evitando também o desperdício colaboramos para que todos tenham acesso à água tratada.

Quando agimos desta forma permitimos que os igarapés se recuperem, que todos os peixes vivam, e que haja água limpa e suficiente para todos.

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente deseja a todos boas férias.