Clique aqui para entrar no site da Sectam

U 

UMIDADE RELATIVA

É a umidade verificada entre a pressão de vapor de água na atmosfera e a saturação da pressão de vapor na mesma temperatura. É expressado em porcentagem.

UMIDADE

Quantidade de vapor de água no ar. É freqüentemente confundido com umidade relativa do ar ou ponto de condensação. Tipos de umidade incluem umidade absoluta, umidade e umidade específica.

V

VENTO

Ar que flui, em geral, horizontalmente sobre a superfície da Terra. Quatro características do vento são verificadas: direção, velocidade, tipo (rajadas e ventanias) e troca de ventos. Ventos de superfície são medidos por cata-ventos e anemômetros, enquanto que os ventos altos são detectados por balões dirigidos, sondas meteorológicas, ou por relatórios feitos de uma aeronave.

VENTOS ALÍSIOS

O encontro dos ventos dos dois hemisférios é chamado de ventos alísios. Os alísios são fortes correntes de ar que chegam a cobrir 1/3 da superfície da terra, se desenvolvendo melhor na costa leste das bacias oceânicas. Nos anos em que ocorre o fenômeno La Niña, esses ventos se intensificam.

VERÃO

Do ponto de vista astronômico, é o período entre o solstício de verão e o equinócio do outono. É caracterizado pelas temperaturas mais quentes do ano, exceto em algumas regiões tropicais. Isto ocorre durante os meses de Junho, Julho e Agosto no Hemisfério Norte, e durante os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro no Hemisfério Sul.

Z

ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL

Área de ventos convergentes nos Hemisférios Norte e Sul, geralmente localizada a 10 graus entre o norte e o sul do equador. É uma extensa área de baixa pressão atmosférica onde, tanto o efeito Coriolis, como o declínio da baixa pressão atmosférica estão enfraquecidos, permitindo ocasionalmente a formação de perturbações tropicais. A localização flutua seguindo os raios do Sol, de forma que, durante o verão no Hemisfério Norte, o ITCZ se move em direção ao norte sobre o sul do Atlântico Norte e sul da Ásia.