Clique aqui para entrar no site da Sectam

Você sabe o
que são
ventos alísios?

Se não sabe,
clique aqui

Zona de Convergência Intertropical

     Zona de Convergência Intertropical (ITCZ/ZCIT) é composta de um aglomerado de nuvens distintas, com escala de poucas centenas de quilômetros, os quais estão associadas a uma zona alongada de baixa pressão.
     Trata-se do encontro dos ventos alísios de NE e SE, localizando-se entre as duas altas subtropicais dos hemisférios Norte e Sul. Nesse ponto, sofre um deslocamento sazonal (varia com a estação do ano). Situa-se em latitudes próximas ao equador, no verão do hemisfério sul, e desloca-se para latitudes do hemisfério Norte, no verão do hemisfério Norte.

Foto de satélite da Zona de Convergência Intertropical

     A posição da ITCZ varia aproximadamente de 10º N à 5º S. Normalmente, a posição ao Norte ocorre em agosto - setembro. A posição mais ao sul ocorre em março e abril. Esse deslocamento está associado à variação na circulação atmosférica e na TSM(temperatura da superfície do mar).
     A influência da ITCZ para a região Este da região Norte e Norte do Nordeste é muito estudada e bem conhecida pelos cientistas no que concerne aos aspectos de climatologia.
     A ITCZ é a maior causadora de chuvas para os paraenses, no período que vai de meados de dezembro à maio, quando se caracteriza o chamado "inverno" em Belém.