Clique aqui para entrar no site da Sectam

Você sabe o
que é Verão ?
Se não sabe,
clique aqui

Conheça o fenômeno da pororoca

     A POROROCA é um fenômeno visto apenas na Amazônia. O encontro das águas do oceano Atlântico com os rios da Bacia Amazônica provoca um estrondo que pode ser ouvido a quilômetros de distância, seguido de grandes ondas que alcançam até 3 m de altura. As águas se precipitam rio a dentro com uma velocidade de 10 a 15 milhas por hora. Como todos os rios da região têm desembocadura em forma de funil, desproporcional à real largura de suas curvas, dá-se um novo represamento das águas. Uma enorme massa d'água avança com uma fúria assustadora, arrastando tudo que se põe no caminho.

O surf na Pororoca é a grande atração do verão paraense

     Existem várias explicações para a pororoca. A principal delas é a mudança da fase da lua, especialmente durante os equinócios, com maior atração da massa líquida dos oceanos.
     Na região Norte, a Pororoca ocorre também no Estado do Amapá. Mas foi no Pará que o fenômeno deu origem ao Campeonato de Surf na Pororoca do ano de 1999.
     Em 2000, o campeonato ocorrerá, provavelmente, no mês de julho, antes e após a lua cheia, no município de São Domingos do Capim. O fenômeno também é observado em cidades como Moju e nas proximidades das ilhas Caviana e Mexiana, no Marajó.