Clique aqui para entrar no site da Sectam

Conheça as estações do ano

Inverno
É a época das temperaturas mais frias do ano, quando o Sol está sobre o hemisfério oposto. Ocorre nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, no caso do Hemisfério Norte; e nos meses de junho, julho e agosto, no Hemisfério Sul. Do ponto de vista astronômico, é o período entre o solstício de inverno e o equinócio vernal.
Verão
É caracterizado pelas temperaturas mais quentes do ano, exceto em algumas regiões tropicais. Ocorre durante os meses de junho, julho e agosto, no Hemisfério Norte; e durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, no Hemisfério Sul. Para a Astronomia, é o período entre o solstício de verão e o equinócio do outono.
Outono
Caracteriza-se pela diminuição de temperaturas nas latitudes médias. É a estação do ano que se inicia quando o Sol se aproxima do solstício de inverno. Ocorre nos meses de setembro, outubro e novembro, no Hemisfério Norte; e nos meses de março, abril e maio, no Hemisfério Sul. É o período entre o equinócio de outono e o solstício de inverno.
Primavera
É a estação do ano que se caracteriza pelo aumento da temperatura nas latitudes médias e se inicia quando o Sol se aproxima do solstício de verão. Isso ocorre nos meses de março, abril e maio, no Hemisfério Norte; e nos meses de setembro, outubro e novembro, no Hemisfério Sul. É o período entre o equinócio vernal e o solstício de verão.

No Pará
No caso do Pará, localizado no Hemisfério Sul (latitude 01º 28' sul), na região equatorial, as estações se dividem apenas em períodos chuvosos e menos chuvosos. As temperaturas são praticamente constantes durante todo o ano, assim como a umidade relativa do ar.